O estilo de luta do atual campeão dos meio-pesados do UFC, Alex Poatan, no MMA, chama a atenção dos fãs por, muitas vezes, fugir do habitual. Quem falou sobre esse assunto foi o ex-campeão da mesma categoria, o brasileiro Lyoto Machida, em participação no podcast “Nem me viu”. O “Dragão” declarou que, embora o jogo do compatriota pareça “esquisito”, ele sempre tem um “propósito” com isso, e muitas vezes tem “armadilhas” preparadas para os rivais.
“Acho que o Poatan está numa fase muito boa. Ele é um cara que, aparentemente, quem não entende de luta olha os movimentos dele e pensa que ele faz algo esquisito, que só ele faz, mas não. Ele tem muita consciência nos movimentos. Tudo o que ele faz tem um endereço, um propósito. Ele sabe onde está pisando, ele tem umas armadilhas. Ele tem esse lado”, explicou Lyoto.
Lyoto Machida está atualmente com 45 anos de idade e tem, em sua carreira profissional no MMA, 38 lutas, onde venceu 26 delas e foi derrotado 12 vezes. O “Dragão” foi campeão meio-pesado do UFC em 2009, ao nocautear Rashad Evans no UFC 98. Em 2018, Machida deixou o UFC a caminho do Bellator e venceu seus dois primeiros confrontos. No entanto, a lenda passa pela pior fase da carreira, sem vencer desde 2019, acumulando quatro derrotas seguidas, a última delas para Fabian Edwards, em 2022.
Novo campeão dos meio-pesados, Alex Poatan é ex-detentor do cinturão do peso-médio do Ultimate. Atualmente com 36 anos, o paulista é também ex-campeão duplo do GLORY Kickboxing (peso-médio e meio-pesado). O brasileiro acumula agora no MMA profissional nove vitórias e duas derrotas. Antes de superar Jiri Prochazka, o paulista vinha de vitória sobre Jan Blachowicz por decisão dividida dos jurados, em julho, no UFC 291.