O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) definiu a data para novas eleições no município de Dom Expedito Lopes, situado a 295 km ao Sul de Teresina.
A corte determinou um novo pleito em 3 de março de 2024 para eleger um novo Prefeito e Vice-Prefeito, após a cassação dos mandatos de Valmir Barbosa de Araújo e Evanil Conrado de Moura Lopes, eleitos em 2020 aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeita de Dom Expedito Lopes respectivamente, em decorrência de captação ilícita de sufrágio. A decisão foi executada com base no Acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o novo pleito foi agendado durante sessão judiciária ordinária realizada por videoconferência na tarde de quinta-feira (14/12).
A data da Eleição Suplementar foi estabelecida pela Corte do TRE-PI, presidida pelo Desembargador Erivan Lopes, Relator do processo relacionado ao calendário da eleição suplementar. O Tribunal aprovou a Resolução n° 476 que detalha as instruções e o calendário para a realização do novo pleito.
A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Dom Expedito, Maria Renata Alves de Sousa, assumirá interinamente o cargo de Prefeita até a posse dos novos mandatários eleitos em 3 de março de 2024.
O histórico envolve uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “Resgatar a Verdade e o Compromisso” (PP e MDB) durante a campanha eleitoral de 2020, alegando abuso de poder político e compra de votos por parte do então prefeito Valmir Barbosa. O TRE-PI, ao analisar o recurso, decidiu cassar os diplomas do prefeito e da vice, Evanil Conrado, por unanimidade. Valmir Barbosa foi condenado ao pagamento de multa de 10 mil UFIR, sem aplicação de inelegibilidade.
A Resolução n° 476 foi aprovada pelo TRE-PI em 14/12/2023, fixando a data e estabelecendo as instruções e o calendário para a realização das novas eleições em Dom Expedito Lopes. Quem desejar acompanhar as sessões de julgamento do TRE-PI pode fazê-lo através do canal no YouTube da instituição.
fonte: portalr10